24 de dezembro de 2016

Resenha - Inferno

Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 416 (edição econômica)

No meio da noite, o renomado simbologista Robert Langdon acorda de um pesadelo, num hospital. Desorientado e com um ferimento à bala na cabeça, ele não tem a menor ideia de como foi parar ali. Ao olhar pela janela e reconhecer a silhueta do Palazzo Vecchio, em Florença, Langdon tem um choque. Ele nem se lembra de ter deixado os Estados Unidos. Na verdade, não tem nenhuma recordação das últimas 36 horas. Quando um novo atentado contra sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e, para isso, conta apenas com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks. De posse de um macabro objeto que Sienna encontrou no paletó de Langdon, os dois têm que seguir uma série inquietante de códigos criada por uma mente brilhante, obcecada tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras-primas literárias de todos os tempos: A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Olá, pessoal! Hoje trago a resenha de "Inferno", livro escrito por Dan Brown (um dos meus escritores favoritos), que possui uma trama eletrizante, como vocês puderam conferir na sinopse. Para aqueles que não conhecem o estilo de escrita do autor, Brown tem a incrível capacidade de levar o leitor numa viagem pela cultura, arte e literatura de vários lugares, no caso deste livro, a italiana. Ele descreve vários lugares, pontos turísticos, obras de arte e seus criadores (pinturas, esculturas...), clássicos da literatura mundial... Todas as obras de Dan Brown são uma fonte infindável de sabedoria e a inteligência desse homem me surpreende cada vez mais.

Inicialmente, quero falar com vocês sobre as diferentes versões que existem dessa obra: a edição normal, edição econômica (foto acima) e a edição ilustrada. Eu tenho a econômica, porém, quando iniciei a leitura, fiquei um pouco perdida em relação aos detalhamentos feitos dos lugares por onde o protagonista passava (tenho a imaginação bem limitada). Então, peguei emprestado o livro ilustrado da minha cunhada, o que me ajudou muuuuito mesmo, porque ele possui várias fotos dos lugares e obras de artes descritos pelo autor. Abaixo vocês conferem essa edição ilustrada.




Como vocês podem ver, a edição ilustrada é lindíssima: capa dura, a diagramação é bonita e com letras em tamanho adequado, possui fotos com legendas explicativas e tudo isso torna a leitura muito mais fácil. O único ponto negativo dessa versão é o peso do livro, ele é muito grande e muito pesado, o que deixa os braços doloridos dependendo da posição que você for ler.

A história começa quando o professor e simbologista Robert Langdon acorda num hospital em Florença sem ter nenhuma lembrança das últimas 36 horas, não se recordando nem de ter deixado sua casa nos Estados Unidos e, a única coisa que sabe, é que chegou ali com um ferimento na cabeça causado por um tiro. Desorientado com a falta de informações sobre as últimas horas de seu dia, o professor sofre um novo atentado e precisa fugir, recebendo a ajuda da médica que o atendeu, Sienna Brooks, uma loira bem jovem que acompanha Langdon em sua jornada perigosa. Durante a fuga, eles descobrem um objeto bastante macabro escondido no paletó de Robert e ambos percebem que precisam decifrar e seguir uma série de códigos criados por um homem extremamente inteligente e com objetivos trágicos. Tanto Robert e Sienna quanto o leitor, vão precisar se jogar de cabeça em "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, para conseguirem descobrir o mistério por trás dos enigmas e evitar que uma catástrofe mundial aconteça.


"O Inferno de Dante não é ficção... é uma profecia!
Agonia extrema. Angústia torturante. Esse é o retrato do futuro."


Durante a leitura, você consegue viajar pelos lugares por onde o protagonista passa graças às descrições minuciosas do autor. "Inferno" é aquele tipo de livro que te deixa muito curioso pelo final e te faz ficar horas lendo para tentar descobrir qual o grande mistério da trama. O enredo do livro possui várias referências à obra "A Divina Comédia", o que deixa tudo muito interessante com todos aqueles conceitos de inferno, pecado, sofrimentos...


"A humanidade, quando não controlada,  funciona como uma praga, um câncer: nosso número se multiplica a cada geração até os confortos terrenos que um dia nutriram nossa virtude e fraternidade se reduzirem a nada,..."


Além de todo o suspense da narrativa, Brown foi muito além do esperado e explorou super bem toda a questão de crescimento populacional desenfreado e a teoria Malthusiana, o que é muito bacana e coloca o leitor para pensar nas possibilidades do "amanhã". Em vários momentos, eu parei a leitura e fiquei me questionando sobre o futuro da humanidade, que nossas próprias atitudes terão resultados trágicos em alguns anos e, algo muito importante a se pensar é em como a ciência interferirá nisso: positivamente e/ou negativamente?


"Nada é mais criativo ou destrutivo do que uma mente brilhante com um propósito."


A obra é densa devido à grande quantidade de informações que o escritor nos proporciona e, em algumas partes, eu senti que os protagonistas nunca avançavam em suas buscas devido às descrições excessivas, o que tornava a leitura um pouco chata (porém, não menos interessante, porque lemos sobre vários lugares incríveis). Apesar de ter gostado muito da história, achei que final ficou em aberto, o autor poderia ter explorado mais e nos dado um fechamento mais conclusivo.


"Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral."


Em suma, a obra é muito inteligente, densa, complexa e reflexiva. Para aquelas pessoas que adoram livros com suspense, enigmas a serem decifrados, reviravoltas mirabolantes... esse livro é ideal para vocês. Boa leitura.




0 Comments:

Postar um comentário