8 de novembro de 2016

Resenha - Memórias Proibidas

Título: Memórias Proibidas
Autor(a): Paulo Martins Filho 
Editora: Chiado
Nº de Páginas: 168
Depois de uma grande decepção amorosa, Lorenzo se fecha para os sentimentos e passa a dedicar-se excessivamente ao trabalho e à busca da satisfação de seus desejos sexuais mais obscuros. Vive envolto em jogos de conquista e dominação, e vicia-se pelo sentimento de poder. No entanto, preso em um ciclo vicioso, percebe que a vida que leva não elimina o vazio que sente.
Através da observação mais apurada das mulheres que cruzam seu caminho, Lorenzo começa a enxergar seus próprios medos e percebe como eles passaram a reger sua vida com o passar dos anos. Com isso, ele tenta redescobrir e reaprender a amar.


Quando estava pesquisando sobre qual livro iria solicitar da parceria com a Editora Chiado, fiquei encantada com a descoberta desta obra em seu site, e, claro, após ler a sinopse, esse encanto só aumentou. Como amante de romances hot, fiquei muito ansiosa pela chegada de “Memórias proibidas”, e passava todos os dias na minha caixa postal para verificar. Como podem perceber, tive um pensamento, uma ideia de como seria o seu enredo, entretanto, após o livro chegar e iniciar a leitura, percebi que não era só mais um livro onde contava um romance mais caliente de um casal que se apaixona. Fui surpreendida com relatos de um homem sobre como algumas das mulheres que passaram por sua vida, transformando-o no que ele é hoje, no auge de seus trinta e cinco anos.

“É interessante como ao longo da vida somos capazes de viver as mais diversas experiências e conhecer as mais diversas pessoas. As experiências surgem premeditadas ou espontâneas, positivas ou negativas, e nos fazem perceber as coisas através de uma nova perspectiva.”

E é ai, antes de contar um pouco sobre o que achei da história, que lhes pergunto: O quanto uma desilusão amorosa pode modificar uma pessoa? Tentem responder, reflitam! Não sei qual seria a resposta de vocês, porém, acho que muitos falaram de como é um aprendizado e como amadurecemos perante isso. Falo baseado no que penso!

Em “Memórias proibidas”, conhecemos Lorenzo, um cara lindo de morrer, formado em administração e dono de uma grande empresa, que herdará de seus pais. Após certa desilusão amorosa, ele se vê perdido e decide viver a sua vida amorosa no mais puro sexo, e nada mais.

“Ao longo do tempo o amor, o ódio e a busca pelo prazer me levaram por caminhos insólitos, dando-me a oportunidade de conhecer diversas mulheres que, através de suas características peculiares, historias de vida, anseios, ou mesmo da identificação química e subliminar que tivemos, de alguma maneira, influenciaram a minha forma de enxergar o mundo e até mesmo o modo como passei a encarar a vida em certos momentos.”

Poderia aqui continuar contando o que acontece com Lorenzo para chegar até a mulher que se torna sua esposa, porém, cada capítulo é um conto de uma passagem de sua vida, sem ordem cronológica, e é isso que instiga a leitura do livro.  Contudo, digo que em seu primeiro capítulo, temos o primeiro relato do personagem, onde nos prepara para os próximos. É onde ele se expressa como se nós, leitores, fossemos seus confidentes. Nos próximos capítulos, conhecemos as mulheres (Ana, Thaís, Júlia, Cristina e Sophia), que passaram e deixaram suas marcas em Lorenzo. Ele relata todos os momentos: onde se conhecerem, como se conheceram, como seu interesse e sua conquistas se concluíram, até chegar ao ponto onde isso tudo não tem mais importância, e ele acaba partindo para outra. No final de cada capítulo, Lorenzo reflete sobre o acontecido e como aquilo somou ou não em sua vida.   

Falando um pouco das mulheres, elas são extremamente emocionantes, por serem tão distintas. Cada uma tem suas particularidades, o que as torna únicas em um mundo tão grande. É claro perceber o porquê da escolha de Lorenzo sobre elas, entre tantas mulheres que passaram em sua vida, como ele relata no primeiro capítulo. 

Na ultima parte, Paulo Martins Filho, o autor, conta suas perspectivas, percepções e reflexões do ponto de vista de Lorenzo sobre tudo que ele passou, deixando o leitor com vários pensamentos e questionamentos que só ele, sendo sincero consigo, conseguirá esclarecer.

“Através de histórias semelhantes a essas percorremos o caminho da vida, repleto de experiências e de encontros casuais com as mais diversas pessoas e suas histórias, convicções e valores. Apesar de todas as incertezas que essa vida apresenta, e da mutabilidade dos conceitos de cada ser humano, tenha sempre algo em mente: Respeite as pessoas que cruzam seu caminho. Independente dos valores que essa pessoa carrega, ou de sua cor, religião ou classe social. Não importa o quanto você se esforçou para atingir os objetivos que atingiu ou quer atingir, não se vanglorie. [...]”

“Memórias Proibidas”, como já devem ter percebido, é narrado em primeira pessoa, tem uma leitura fácil e ágil. São 168 páginas que te instigam e oferecem momentos de reflexão sobre o livro, quanto sobre sua própria vida. Para os interessados, suas partes calientes são poucas, porém, não deixam a desejar em nada. Arrancam suspiros de qualquer um. A escrita do autor é fluida e envolvente, é um ponto positivo, já que os relatos não tem ordem cronológica, como falei anteriormente.


É um livro que recomendo aos amantes de romances hots, mas que buscam um enredo diferente e diversificado. 




Livro cedido pela Editora Chiado em parceria com o blog The House of Stories.


2 comentários :

  1. Interessante, não tinha visto o livro ainda. A princípio achei que poderia ser uma narrativa confusa, por conta de tantas mulheres e de não ter uma ordem cronológica. Que bom que não houve isso. Vou anotar a dica.
    Bja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, o livro é muito interessante. Quando fiquei sabendo que não tinha uma ordem cronológica, achei também que prejudicaria a leitura. Porém acabou sendo uns dos pontos altos do livro. Anote sim e não deixe de ler. Vai se surpreender, assim como eu!

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir