6 de agosto de 2016

Resenha - O Penúltimo Capítulo

Título: O Penúltimo Capítulo
Autor: Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Nº de páginas: 207


A história de vida de uma jovem alegre e sonhadora, que após um acidente de trânsito, se descobre tetraplégica e, juntamente com familiares e amigos, começa uma busca desenfreada pela cura. No entanto, ela encontra apoio na fé cristã e vence o sofrimento e a auto negação, descobrindo que pode fazer o bem a outras pessoas e se tornar alguém melhor.


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha deste livro, que é a auto biografia de Clarice Pessato. Confesso que não tenho o costume de ler biografias, porém, considerando que curso Fisioterapia na faculdade, achei bem bacana conhecer a vivência de uma pessoa que teve de lidar com a tetraplegia desde tão jovem. 

Nesse livro, inicialmente, conhecemos Clarice, uma jovem de 18 anos sempre alegre, sonhadora, estudiosa, apegada à família e que, voltando para casa após uma viagem com o namorado, sofre um acidente e, após longos dias, acorda em um hospital. Ela demora um tempo até recuperar sua memória, porque nos primeiros dias após acordar, ela só tinha recordações de sua infância, chegando até a não reconhecer a mãe. Quando a mente de Clarice volta ao "normal", ela descobre estar tetraplégica por uma lesão medular cervical. Ela e a família não entendiam bem o problema, quais seriam as consequências/sequelas que a garota teria. Para piorar, a maioria dos profissionais de saúde que cuidaram de Clarice não informaram a família da maneira adequada, não explicaram quais as limitações dela após o acidente, quais os cuidados eles deveriam tomar, o que deveriam fazer para ajudar na adaptação em casa... Após o acidente da jovem, a família fica transitando entre diferentes cidades, buscando os melhores profissionais e tratamentos visando a cura total, a recuperação de movimentos sem nenhuma sequela. No entanto, depois que alguns anos se passam e, o único avanço foram leves movimentos com o braço esquerdo, Clarice, durante suas infindáveis leituras para passar o tempo, começa a ler livros religiosos, que explicam a palavra de Deus e, então, começa a ler a Bíblia. Ela e a família se convertem e passam a seguir a religião cristã com afinco e tudo muda...


"Humanamente não entendemos todas as coisas, mas às vezes algumas mudanças são necessárias."


Esse livro é uma história de superação da autora, que se encontra na religião e muda a si mesma para se tornar alguém melhor, que ajuda o próximo mesmo com suas limitações físicas. O leitor percebe em boa parte do livro que Clarice nega qualquer possibilidade de não ter seus movimentos de volta, ela não aceita outra opção além de voltar a ser como era antes do acidente. Esse comportamento dela e da família me chocaram um pouco, ainda mais quando consideramos a gravidade da lesão que leva à tetraplegia. Mas a determinação e união da família é algo muito bonito de se ver, todos se apoiando e se adaptando à nova vida, todos aceitando as modificações decorrentes do problema de Clarice.


"A busca de dinheiro nos faz esquecer o semelhante e nos faz insensíveis ao próximo e suas necessidades."


A mudança de comportamento em Clarice e na família acontece quando eles se convertem e passam a se dedicar à religião. A jovem começa a se aceitar mais, tenta achar meios de se adaptar para fazer coisas do dia a dia, se torna participativa dentro da comunidade religiosa... Além de lidar com suas limitações, ela enfrenta várias perdas ao longo dos anos, o que me tocou bastante, porque além dos problemas físicos, existem vários fatores psicológicos influenciando na vida da pessoa.

A capa desse livro é lindíssima e a diagramação é muito boa. Quem ler a obra, vai entender o significado da borboleta e do título escolhido. Eu achei o livro super bacana, mostrando a realidade de uma família que enfrenta a tetraplegia e várias outras perdas, mas é uma leitura lenta que em alguns momentos fica monótona. Para quem não gosta de ler sobre religião, não é um livro que eu recomende, porque é algo predominante na obra. E quem for ler, não espere reviravoltas incríveis na história e nem finais milagrosos, espere conhecer uma mulher forte que amadurece diante de suas limitações físicas e que percebe o quanto Deus é grande e misericordioso com todos.


"A nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que '... e foram felizes para sempre'."


Beijos e boa leitura.


4 comentários :

  1. Olá! Interessante o tema do livro. Achei que era ficção, mas percebi que não e talvez ele seja bem melhor por conta disso. Fiquei até curiosa.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silviane. É uma auto biografia e trata de um tema bem delicado no âmbito social. O mais interessante é ver do ponto de vista de quem é tetraplégico como a vida funciona após um acidente... Se você gosta de ler sobre religião e superação, super indico. Beijos.

      Excluir
  2. Oi Sara!
    Muito interessante esse livro, pois nos mostra o quanto devemos valorizar nossa saúde e ver que todos nós (com nossos valores) somos capazes de ajudar o próximo com o que há de melhor!
    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla. Isso é verdade, muitas vezes não damos valor ao que temos... =/ Beijos.

      Excluir