23 de julho de 2016

Resenha - Psicose

Título: Psicose
Autor: Robert Bloch
Editora: Darkside Books
Nº de páginas: 240


'Psicose', de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino Ed Gein. Tudo começa quando Mary Crane rouba uma grande quantia de dinheiro do lugar onde trabalha e precisa fugir. A jovem, após dirigir por longas horas, num dia de tempestade, se hospeda no Bates Motel e conhece Norman Bates, o proprietário do lugar, um quarentão perturbado pela mãe controladora.




Olá, pessoal! Hoje trago a resenha desse livro super famoso, ícone da literatura de horror, que foi relançado pela editora Darkside Books em duas versões lindíssimas. Essa obra foi completamente surpreendente pra mim, fiquei encantada com o desenrolar da narrativa. Creio que um dos fatores que maximizaram minha surpresa ao longo da leitura foi eu nunca ter assistido ao filme, então, não sabia nada da história.

Para quem assiste a série "Bates Motel" e ainda não leu o livro, a série conta a história de Norman e da mãe quando começaram o motel, já no livro, vemos um Norman quarentão solitário, que segue sendo perturbado pela personalidade controladora da mãe Norma.


"As mães são às vezes dominadoras, mas nem todas as crianças se deixam dominar."




A história começa quando Mary Crane rouba 40 mil dólares do escritório onde trabalha a fim de ajudar seu noivo Sam a pagar suas dívidas. A jovem pega a estrada rumo a cidade onde seu noivo mora, trocando de carro no trajeto para despistar investigadores do roubo. Porém, ela pega a estrada errada e se desvia do trajeto, e quando a noite cai, uma tempestade começa e Mary decide passar a noite no Bates Motel para seguir viagem no dia seguinte. Lá ela conhece Norman, um quarentão solitário que se mostra bastante perturbado em relação à mãe Norma. Naquela noite, a vida de Mary Crane muda para sempre...

Após alguns dias do sumiço de Mary, Lily (irmã de Mary) vai atrás de Sam para procurar a irmã, imaginando que Mary estaria com ele. No entanto, Sam diz não ver sua noiva há muito tempo. Assim, os dois começam uma busca implacável por Mary Crane.

Esse clássico de Bloch foi consagrado após sua adaptação para o cinema por Hitchcock. Quem já viu o filme sabe o geral da história, as cenas clássicas de assassinatos, porém, é no livro que temos acesso aos pensamentos de Norman, que podemos ver como sua mente (doentia) funciona. Em alguns momentos você sente pena dele, como se ele não tivesse culpa de ser daquele jeito, como se ele não pudesse fazer mal a ninguém. Mas existem momentos na narrativa, que ele mostra seu lado maligno, dá indícios explícitos ao leitor de seu espírito assassino. O mais incrível é que realmente entramos na cabeça do personagem e passamos a tentar entender o por quê de tudo... Mas o autor nos surpreende cada vez mais e mais! Quando achamos que entendemos tudo, que desvendamos o mistério, Bloch nos mostra que não, que não sabemos de nada sabe de nada, inocente kkkkkkkkkk  


"Eu acho que todos nós somos um pouco loucos de vez em quando."


Apesar de termos outros personagens bem interessantes ao longo da obra, percebemos que tudo gira ao redor de Norman e sua personalidade. Mas mesmo assim, conhecemos um pouco de cada personagem e a motivação de cada um perante suas atitudes.


"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser."


Para aqueles que não viram o filme ainda e têm vontade de conhecer a história, aconselho vocês a lerem o livro primeiro, para poderem entender a magnitude da história e a complexidade dos personagens. A obra se torna muito mais interessante e surpreendente para quem lê Psicose "na ignorância da história".


Esse livro me encantou e foi direto para o topo dos meus favoritos... Super indico a leitura de Psicose!



23 comentários :

  1. Oi Sara!
    Eu nunca li o livro, mas simplesmente acho o filme demais!
    Tenho muita vontade de ler porque se o filme é bom... imagina o livro!!! KKkkkkkkk
    Agora com sua dica fiquei ainda mais empolgada, ainda mais nessa lindíssima edição da Darkside ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Super indico esse livro, Priscilla. Quando li, ele foi para o topo da minha lista de favoritos. Além de que essa versão da Darkside ficou incrível! Beijos.

      Excluir
  2. Esse filme na minha pasta de filmes há séculos e até hoje ainda não conferi, mas acho que vou seguir sua dica e ler o livro antes, hehe.
    O enredo do livro é bastante conhecido para quem já ouviu falar do filme, então não é nada novo para mim. Fique curiosa pra ler o livro antes de ver o filme, mas não sei se isso será possível com tantos livros pra ler.
    Não conhecia a série Bates Motel e muito menos fazia ideia de que era inspirada nesse clássico. Fiquei curiosa e pretendo assistir também.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cássia! Leia o livro antes sim, vale muito a pena. Mas confesso que passei um pouco de raiva com o filme depois, porque ele nem se compara com a qualidade do livro. Mas te entendo quando diz que tem muitos livros para ler hahaahaha Bate Motel é super bacana e te ajuda a entender mais da relação de Norman com a mãe... Beijos.

      Excluir
  3. Oie amoreca... Que lindo o layout de seu blog... amei!!!
    Então um antigo colaborador do Faces já havia resenhado o filme, e me interessei um pouco... agora com sua resenha fiquei ainda mais curiosa rsrsr!!!
    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazi! Super recomendo a leitura do livro hahahah Muito bom! Beijos.

      Excluir
  4. Eu quero muito ler esse livro pois às vezes eu vejo a série e adoro!!!! Também já assisti o filme (muitos anos atrás) e quando soube do livro eu fiquei super curiosa. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e gostei de ver sua opinião. Acho que vai ser um livro que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! O livro é muito bom e nem se compara com o filme, porque, como o filme é bem antigo, ele é bem mal feito. A série eu acompanhei a primeira temporada e achei super legal. Beijos.

      Excluir
  5. Olá Sara,
    Ainda não li o livro nem assisti ao filme, mas tenho muita vontade, pois acho que esse livro irá me assustar em vários sentidos. A premissa dele é muito interessante, achei muito legal termos acesso aos pensamentos de Norman e acho que isso é algo que nenhuma adaptação trará para nós.
    Outra coisa que gostei foi da série, mais do que anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Super recomendo você ler o livro antes de assistir ao filme, mas se quiser começar a série antes de ler é bem bacana para se situar em relação á convivência de Norman com a mãe. O mais incrível da obra é entrar na mente do personagem, o que chega a confundir muito o leitor e assustar como você disse... hahhaah Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Sara!
    Eu via a série lá no início da Netflix, mas nunca parei pra abrir. Fiquei interessada agora.
    E sobre o livro: sou louca pelo gênero terror.
    Já fiquei super animada para conhecer de perto a mente do Norman! E como eu sou ignorante no assunto... haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris! =D Então, o livro é maravilhoso. Eu assistir a primeira temporada da série e ela é bem bacana, se você curte séries, eu recomendo. Beijos.

      Excluir
  7. Olá!
    Simplesmente adoro Psicose e assisto Bates Motel também. Não sabia que tinha livro! Acho que vou ler antes de estrear a próxima e última temporada de Bates porque vai se passar no mesmo momento que o livro e eu quero muito entender um pouco melhor a mente do Norman, porque para mim ele é completamente maluco hahaha
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu conheci a série primeiro também hahahha Só depois descobri que Psicose era depois de Bater Motel (série), então, fiquei louca para ler a obra. E fiquei muito apaixonada!!! Leia, pois vale muito a pena! Beijos.

      Excluir
  8. Olá
    Eu sou louco para ler e se livro e também ver o filme (sim eu nunca vi mesmo) acho essa edição da DarkSide um puro luxo mesmo, não é não? Rsrs. Adorei conhecer o seu blog, achei super lindo e fofinho. Também gostei de sua resenha e sua forma de escrever, espero vim aqui muitas e muitas vezes. Até mais!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manoel! Até ler esse livro, eu também fazia parte dos que nunca tinham visto o filme (mas ele nem se compara ao livro). Essa edição é muito bonita, tem cenas do filme... Que bom que gostou do blog e da resenha! =D Beijos.

      Excluir
  9. Oi, primeira vez aqui no blog. Achei maravilhoso o banner! De qualquer forma, Psicose é um livro que me surpreendeu bastante, acho que a única coisa que me entristeceu foi ter recebido o GRANDE spoiler antes de realizar a leitura em si, o que é um problema. Bates Motel eu acabei abandonando mas pretendo retomar a série. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe! Eu amei esse livro e, graças à Deus não recebi nenhum spoiler! hahahaha Eu acabei abandonando a série também, por falta de tempo... Beijos.

      Excluir
  10. Oiiii, sabe, é claro que já vi falarem sobre o filme e por isso sei de modo geral do que trata a história, no entanto, acredito que mesmo o filme sendo ótimo o livro deve ser melhor ainda, afinal, como você mesmo disse, o mesmo mostra a magnitude da história e a complexidade dos personagens. E se tem um personagem que é complexo é o Norman, não é verdade?

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  11. Olá♥
    A capa desse livro está tão linda trabalhada em vermelho e preto. O gênero não faz muito o meu estilo, mas confesso ter ficado muito curiosa em saber o que acontece com a Mary. O enredo parece cativar o leitor e deixar ele sedento por mais querendo descobrir tudo ao mesmo tempo. Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Sara!
    Psicose é um livro muito falado, mas nunca li, nem assisti o filme e nem a série. Devo ser a única! hahaha E olha, nunca tinha tido vontade também... mas aí eu li a sua resenha (vou correndo no skoob colocar como desejados rs). Gente que história!
    Adoro entrar na mente dos personagens, ainda mais quando é maligna, isso acaba mexendo tanto com o leitor né? Eu gosto! haha
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii amore, Psicose é um clássico né, porém, ainda não tive a oportunidade de lê-lo já vi o filme que por sinal amei e assisto a série Bates Motel, espero poder ler essa obra em breve e a Darkside é incrível né? Quero essa edição de capa dura *-*

    Amei o layout do seu blog, é lindo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Poxa não sabia que Bate Motel tinha a haver com o livro, me deu mais vontade de juntar um ao outro!!
    E Psicose, quem curte o gênero com certeza procura esse livro!!!


    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir