19 de março de 2016

Resenha - O Aprendiz do Arquimago







Titulo: O Aprendiz do Arquimago
Autor: Michael A. Iora
Editora: Chiado
Nº de paginas: 630

''Você foi honrado com a oportunidade de ser meu discípulo, uma honra que qualquer um dos acadêmicos de Everard desejaria, pois embora tenham bons mestres, eu estou muito acima de todos ele. O treinamento será muito mais árduo, não duvide disso, mas terá suas recompensas. Se sobreviver, digo, se sobreviver até o final, sob a minha orientação você vira a tornar-se um mago de altíssimo valor, admirado e invejado por muitos.''

Entretanto, o menino elfo descobre amargamente que tamanha honra não é concedida sem que um alto preço tenha de ser pago, e que simplesmente estar sujeito ao desagradável temperamento de seu excêntrico e arrogante tutor deve a pior prova que alguém pode ter de suportar. Não obstante, ele se vê obrigado a enfrentar não apenas um treinamento extremamente rígido e insano mas também a saudade de sua mãe e um sentimento de urgência crescente.

Conseguirá o garoto conquistar sua tão desejada graduação, superando todos os desafios impostos e, pior, a crueldade e intolerância de seu próprio mestre?


Preciso ser sincera com vocês.., quando eu recebi esse livro aqui em casa, fiquei mega assustada com o tamanho dele. Foi minha mãe quem recebeu a encomenda e pensou que era mais de um livro :D Só que ao folhear algumas páginas, percebi que o tamanho da fonte era bem grande e confortável. A partir daí foi um pulo para começar a leitura, que me enfeitiçou logo no primeiro parágrafo.

Fui apresentada à Rainha dos Elfos que estava discutindo com o marido sobre como estava o andamento do plano para encontrar seus inimigos de longa data - o que já aguçou minha curiosidade para saber quem são. Nessa conversa, alguém que mora no palácio a critica duramente por não estar presente na vida do filho. O menino chama-se Aglarion. Seu grande sonho é tornar-se um guerreiro, mas sua mãe não o vê assim, só que ela percebe o quanto o menino quer ser poderoso e decide mandá-lo para um treinamento intensivo com Kyenhtw'arthal, considerado o mais prestigiado dos Arquimagos. E Aglarion está muito enganado se pensa que ser seu pupilo será fácil.

Kyenhtw'arthal é um personagem fantástico. É daqueles que chama a atenção de todos por onde passa. Não só pelos seus poderes, mas também pelo seu modo de vestir e gesticular. Ele não está nem um pouco preocupado em passar a mão na cabeça de Aglarion, quer saber mesmo é de tirar o menino elfo da sua zona de conforto, fazer com que pare de ser o bebê da mamãe.

Muitos leitores reclamam do modo como Kyenhtw'arthal trata Aglarion. Pois eu acho necessário todas as partes da história em que o professor fez o aluno perceber que o mundo não gira em torno de si, mostrar que deve ser humilde (mesmo o próprio não sendo). Aglarion precisa saber isso desde cedo para que, talvez, num futuro próximo achar que é invencível e acabar se frustrando.

Obviamente não poderia deixar de citar meus personagens secundários favoritos. Roliça e Seu Inútil são apaixonantes. Por um lado ela é todo sorriso, por outro ele sempre está de mau humor e de cara amarrada. E isso se tornou mais um rico complemento para o enredo. E não poderia deixar de citar a meiga Vedriny. Depois que seus pais morreram ela vive com o Arquimago, se tornando como um pai pra ela. Vedriny torna-se quase que imediatamente uma amiga verdadeira para Aglarion. Corajosa o suficiente para questionar atitudes que desgosta em Kyenhtw'arthal.

O cenário que foi descrito ao longo das páginas é construído com maestria na sua mente. Tudo dito aos poucos para que você vá absorvendo e admirando-se com o mundo pelo qual o autor criara.

Apenas queria deixar claro que, em minha opinião, é um orgulho imenso saber que em nosso país temos um autor tão talentoso quanto o Michael, que já gostei de primeira apenas por ser gaúcho :) O Aprendiz do Arquimago  entrou para a lista dos nacionais que eu indico com todas as forças. Muitos precisam dar valor aos talentos que temos aqui. Parar com esse estereótipo de que livro nacional é chato ou cansativo. Ao pensar assim, poderão estar perdendo a oportunidade de conhecer livros que irão marcar sua vida.








Livro cedido pela EditoraChiado em parceria com o blog The House of Stories.

6 comentários :

  1. Raaaa, obrigada''''
    Que bom que se interessou.
    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hey Emily,

    Acho que o tamanho do livro assustou nós duas kkkkkkkk
    Sou meio suspeita de falar, porque amo suas resenhas e o seu bom humor em escreve-las.
    O livro parece ter um enredo fantástico e concordo com você, muitas pessoas deixam de conhecer os livros nacionais maravilhosos que temos por puro preconceito.
    Amo a nossa literatura e com certeza tenho uma lista enorme de indicações.

    Enfim, amei a resenha e parabéns pelo excelente trabalho.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, Bella!
      A cada dia eu me sinto mais e mais confiante aqui no nosso cantinho.
      Isso mesmo. O Brasil tem uma das literaturas mais fantásticas do mundo.
      Um mega abraço pra ti.

      Excluir
  3. Nossa Emily fiquei bem curiosa em relação ao livro!
    Também estou super feliz em saber que a cada dia que passa novos autores nacionais são revelados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi Pri
      Obrigada pelo carinho, é sempre muito bom saber a sua opinião.
      Beijos e tenha uma ótima semana.

      Excluir