20 de outubro de 2015

Resenha - Cinco Anos

Título: Cinco Anos 
Autora: Cristiane Broca
Editora: Ases da Literatura
Nº de paginas: 294

Ângela Barros é uma jovem jornalista de vinte e um anos. Com um pai doente, endividada e lutando por um emprego que está lhe escapando pelas mãos, vê seu destino mudar após conhecer o também jornalista Marcos Andrade, que lhe faz a pergunta chave: Onde você se imagina daqui a cinco anos?
A partir de então se inicia uma jornada na vida desta jovem batalhadora que, olhando para si mesma, decide marcar o tempo e assumir as rédeas da própria vida. Entre erros e acertos, vitórias e derrotas, ela irá descobrir que tudo tem a hora certa de acontecer, e que somente um amor guiado pelo destino será capaz de libertar seu coração das barreiras que o cercam.


Falar do futuro é um assunto incerto, é um dilema que assombra muitos. Hoje, você pode estar aqui, mas amanhã não. Se alguém lhe perguntar: “Onde você se imagina daqui a cinco anos?”, você seria honesto consigo e com a pessoa que lhe fez a pergunta? Ou simplesmente coloraria seus planos de vida como uma alternativa para ter a sua resposta!?

O mundo gira a cada milésimo de segundo e não espera ninguém tomar suas decisões para que possa voltar a girar. Ele não dá pausa para que você tenha tempo suficiente de viver tudo o que quer viver com as pessoas que ama. Entretanto, ele dá o tempo necessário e o lugar certo para você viver cada momento essencial e significativo da sua vida.

Com Ângela não foi diferente. Ela perdeu a mãe muito cedo e teve que aprender a ser responsável e cuidar do pai. Estudou e se formou em jornalismo.

Aos 21 anos de idade, quando conhecemos nossa protagonista, Ângela está em uma luta para conseguir o emprego tão sonhado, para dar ao pai e a ela a estabilidade financeira que tanto precisam. Com o pai em uma idade avançada e doente, ela encontra alguns contratempos para que isso aconteça: como conseguir chegar ao estágio no horário estipulado e ser organizada.

Quase no fim do seu estágio, Ângela é designada a acompanhar uma equipe, que vem de São Paulo para a cobertura do evento da chegada do Papa Bento XVI ao Brasil, onde conhece o Jornalista Marcos Andrade, o responsável pela equipe. A cumplicidade e encanto de ambos é evidente nas primeiras páginas, mas seus defeitos e traumas também.

Em certa conversa com Marcos, Ângela é surpreendida com a seguinte pergunta: “Onde você se imagina daqui a cinco anos? ”. Ela, por sua vez, e como nunca havia parado para pensar, não tinha uma resposta. Contudo, não mente e fala o que realmente lhe importa naquele momento.

“[...] – Onde você se imagina daqui a cinco anos? [...]
–Ângela – Marcos chamou, fazendo-a sair do transe após alguns minutos.
–Eu... não sei – disse ela, deparando-se com os olhos dele.[...]”      

Com a ajuda de Marcos, Ângela acaba conseguindo o emprego. Ela consegue dar ao pai a estabilidade financeira que precisa. Marcos volta para São Paulo, para sua vida, e ela começa a colocar a sua nos eixos. Porém, ele deixa marcas que a fazem pensar e repensar na vida.

Cinco anos é um livro que nos traz um enredo simples, com muitos altos e baixos, com tramas do dia a dia. A história nos conta os cinco anos da vida de Ângela depois daquela pequena conversa com Marcos. Ela passa por uma perda que a abala, mas também ganha uma peça chave para continuar vivendo.

“Ela não podia imaginar como as teias do destino teceriam, arrebentaria e reconstruiriam sua vida dali para a frente, e podia apenas esperar pelo melhor.”

Um romance que em muitas passagens me enlouqueceu de emoções: chorei, sorri, ri, me irritei junto aos personagens. Mas a maior emoção que parou em mim durante a leitura, foi a angustia, por saber como duas pessoas que se amam poderiam ser ingênuas o suficiente para deixar que pequenas coisas, de um passado que não lhes pertencia mais, atrapalhar algo tão lindo, que a vida nos proporciona sem pedirmos.

Como todo romance, o destino mais uma vez interfere, dando a Marcos e a Ângela uma chance para que seus traumas sejam curados. Dá a eles a oportunidade de fazerem bem um ao outro, e uma amizade que aos poucos é transformada em algo lindo e encantador na vida de ambos.

“Tudo o que passamos faz parte da vida, mas ninguém entende isso. Queremos controlar tudo, quando a verdade é que não há controle algum. Não está em nossas mãos mudar o destino, mas vivê-lo da melhor forma quando ele nos alcançar.”

Todos nós carregamos algum tipo de bloqueio. Por mais que algumas pessoas digam serem bem resolvidas, isso não se aplica aos traumas. No caso de Marcos, ele é um homem muito bem resolvido, sabe o que esperar para sua vida, porém acontecimentos em seu passado fazem com que não deseje um relacionamento duradouro ou uma família.

Em comparação, Ângela quer, um dia, ter uma família, entretanto também passou por algumas eventualidades em seu passado e tem algo no presente que a impede de pensar em um futuro, onde possa existir mais uma pessoa para quem ela tenha que doar sua atenção. Ângela e Marcos tem uma bagagem de vida muito diferente, que os leva a não se envolverem mais profundamente com outras pessoas.

Durante a leitura, o que mais me chamou a atenção na obra da Cristiane Broca, é como Marcos é honesto e não ilude qualquer garota que entra em sua vida. Ele deixa claro as suas intenções e o que acredita ou não em uma vida a dois.

Ângela, apesar de ser a protagonista da história, deixa um pouco a desejar em suas atitudes. De certa forma, tudo é muito bem explicado, o porquê de suas decisões e como seus medos e traumas a influenciam. Mas sua garra e coragem fazem com que o leitor queira outras atitudes de sua parte.

Com um final cativante, Cristiane broca nos dá uma lição de moral e caráter. Apesar de às vezes acharmos que podemos revolver nossos problemas sozinhos, é o momento em que estamos mais enganados. Com ajuda de alguns dos personagens, a quem somos apresentados no decorrer da história, e até aqueles que achamos que não tem coração e que nos surpreendem com o uma mudança e com palavras que fazem nosso casal parar para refletir e tomar suas decisões finais, fica a lição de que se realmente deseja algo, não espere, corra atrás do que te pode fazer feliz.  

Cinco anos é uma leitura fácil e ágil, com um enredo gostoso e apreciativo para os amantes do gênero. É um livro que aflora as emoções e que deixa o leitor com uma mega ressaca literária, além do gostinho de quero mais.

12 comentários :

  1. Oi Bella,

    Adorei a resenha e o anime que fiquei mega curiosa para saber o que acontece depois. Que surreal o caderno cair do céu e Light usa-lo para o bem. Mas, a trama reflete algo de nossa realidade, quando se faz justiça ao invés de a pessoa ser reconhecida e agradecida, vão atrás dela para puni-la, quer dizer, bandidos merecem viver e continuar aterrorizando. Bandidos têm direitos e os cidadãos de bem tem que viver com medo e se esconder, afff Não entendo mais nada de algumas sociedades. (foi apenas um desabafo).
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oooi,
    Gostei da premissa do livro mas não sei se leria agora.... Parabéns pela resenha!
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei a premissa bastante interessante. Esse parece ser o tipo de livro que nos faz pensar e gosto muito de histórias assim. Pretendo ler.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Amei de mais sua resenha.... resume em PERFEIÇÃO!!

    Como amo este livro. Tenho saudade do Marcos. Louca para saber o que a escritora aprontou no Cinco anos II

    Beijos

    Paty (leiturasplus.blogspot.com)


    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei bastante da proposta do livro, realmente muitas vezes não paramos para pensar no que somos e como estaremos no futuro, a vida é mesmo muito incerta e as vezes nos pega de surpresa, tanto positivamente como negativamente. A parte romance não me anima muito a ler o livro, mas essa questão sobre a incerteza da vida me anima demais, acho que darei uma chance. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Mas como eu não conhecia esse livro ainda?
    Adoro romances que ri, chora que tem esse misto de emoções.
    Amei demais essa dica.
    ótima resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei esse romance!
    Achei essa pegada dele com drama e descoberta de si mesma muito bacana, e com certeza quero ler ele. E apesar de você citar as escolhas erradas da protagonista como algo negativo, penso que isso pode contribuir muito para o aprendizado dela, e várias reflexões para nós ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Bella!

    Adoro livros assim, gostei muito da sua resenha!

    Bjoo

    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu estou correndo um pouco de romances previsíveis, então eu não leria no momento, apesar de que a sua resenha me deixou muito curiosa para ler.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Concorro com a Juliana! O Romance é bem previsível, já imagino toda a história!
    Talvez se a autora souber surpreender a leitura vai valer a pena. Mas de qualquer forma leria o livro, pois adoro romances e adoro sentir os personagens!
    A resenha ficou maravilhosa!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostei muito da sua resenha mas como você disse, acho que esta é uma obra que a pessoa tem que gostar mesmo do gênero, e este tipo de leitura não me agrada.
    Mas que bom que você gostou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Esse livro parece ser daqueles que te dá uma ressaca literária, porque só pela sinopse já dá pra perceber que ele mexe bastante com o leitor,gostei bastante da premissa , espero conseguir ler o livro em breve.

    /bjss

    ResponderExcluir