23 de julho de 2015

Conversando com o Autor - Cristiane Broca


Bom dia, Boa tarde e Boa Noite Leitores \o/

Eu estou super bem, sabe por que?

Porque hoje é dia de mais um - Conversando com o autor- e nossa convidada de hoje é uma escritora lindíssima e muito gente boa. Adorei conhece-la! Fiquei muito contente que ela aceitou o nosso convite para essa entrevista. O bate papo de hoje é com a Cristiane Broca, autora dos livros "Cinco anos", "Crisálida - Amores que transformam", "O último dia antes do fim do mundo", "Não é só por vinte contos" e que está com o projeto da continuação do livro "Cinco anos" em andamento ( para a felicidade dos fã da autora). Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum de suas obras, mas espero em breve lê-los.
Para quem ainda não a conhece no finalzinho da entrevista deixarei os contatos da autora.

Vou deixar de bla, bla, bla e vamos ao que interessa.

Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.
Olá, The House of Stories! Primeiramente gostaria de agradecer pelo convite. Eu sou uma pessoa inquieta, gosto de aprender e estou sempre me reinventando. Amor ler, e mais ainda criar e desenvolver histórias. Choro sempre no final dos filmes, odeio injustiça e sou inteligente o bastante para não ir pela cabeça dos outros e tirar minhas próprias conclusões a respeito de qualquer assunto. Sonho com um país melhor, com a valorização da cultura e da literatura nacional, e luto todos os dias pelo meu sonho de me tornar uma escritora nacionalmente conhecida e assim poder emocionar muitos leitores com minhas obras.



1. Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?
Descobri que queria escrever durante a adolescência, mas foi em 2009 que realmente me lancei a escrever um livro. Do nada. Apenas para me divertir. Porque as palavras jorravam de mim. Na época eu estava começando a pensar em uma história, quando tive um sonho com um casal. Fiquei apaixonada e decidi escrever sobre eles. Assim nasceu Cinco Anos, meu primeiro romance publicado.

2. Qual a sensação de escrever?
É maravilhosa. A história começa a se formar na minha mente, às vezes partindo de um único pensamento, de uma cena, um fato ocorrido ou até mesmo um local; e de repente vai ganhando corpo e se transformando em algo maior. Sempre me surpreendo quando escrevo minhas histórias e no processo todo aprendo muito sobre a vida, as pessoas, e principalmente sobre eu mesma.

3. Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?
O primeiro demorou bastante, porque eu sou perfeccionista e nunca conseguia terminar a história. Levei 3 anos para concluir Cinco Anos. E 2 anos para concluir o Cinco Anos 2, que está na revisão e deverá ser lançado ainda esse ano. Sei que estou ficando mais objetiva e levando menos tempo para escrever, mas acredito que a pressa só atrapalha. Se eu acho que determinado trecho da história não está funcionando, não tenho pena de reescrevê-lo, independente de perder uma página ou vinte. Isso, mais a tonelada de compromissos pessoais e profissionais, me levam a demorar um pouco para finalizar um projeto.

4. Tem algum Ritual para escrever? Qual?
Sim. Costumo pegar um copo de água, fechar a porta do quarto, e mergulhar na história. O melhor é quando deixo o navegador desligado e abro apenas o editor de textos. A escrita flui maravilhosamente bem ( até eu precisar abrir o navegador para pesquisar algo referente à história, resolver dar aquela passadinha rápida no Facebook, e perder o ritmo da escrita, além de um precioso tempo). Acho bacana estar nas redes sociais, sempre em contato com os leitores e colegas do ramo literário, mas tento separar o momento de navegar com o de escrever.

5. Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?
Controlar a ansiedade. Quando você termina um livro, ainda mais o primeiro, quer logo publicá-lo, porque já levou muito tempo o escrevendo. É difícil para o autor iniciante compreender que seu trabalho está apenas começando. A busca por uma editora, a decisão sobre o meio de publicação, e o processo de preparação, revisão e capa, podem levar vários meses. Eu sofri com isso, e acredito que muitos autores sofram também.

6. Ainda hoje, encontra dificuldade em publicar seus livros?
A maior dificuldade que enfrento é aliar o que eu quero com o que é possível no momento. Há diversas possibilidades que fazem a escolha do autor ser difícil às vezes. Estou trabalhando por um objetivo e se eu não conseguir realizá-lo ainda neste ano, continuarei lutando. É meu sonho, nunca vou desistir.

7. O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?
Os escritores atuais podem contar com a internet para ajudar tanto em suas pesquisas quanto na divulgação de suas obras. Isso facilita que tenhamos mais escritores no mercado porque abre muitas portas. Os escritores antigos eram ótimos, mas poucos deles conseguiam publicar seus trabalhos, e com certeza muitos devem ter morrido sem ter tido a chance de publicar algo. Claro que, com a facilidade de hoje em dia, alguns autores publicam obras mal escritas e revisadas. Eles são ruins? Não. Apenas publicaram antes de estarem preparados. É o problema da ansiedade, como mencionei antes. O autor está tão desesperado para publicar logo, que peca na preparação da obra. Dito isso, hoje em dia há muitos autores no Brasil incrivelmente talentosos, que escrevem histórias criativas e emocionantes com as quais os leitores se identificam. Eles estão por aí, na editora grande de renome, naquela pequena que publica sob demanda, ou publicando de forma independente na Amazon. Não devemos pensar que autor bom é somente aquele que tem editora grande, porque sabemos que o livro é um negócio, e uma editora pode preferir investir em um autor não muito bom, mas que vende, do que apostar em um iniciante que é brilhante, mas que ninguém conhece. Há livros bons e ruins em qualquer segmento do mercado, e livros para todos os gostos. Basta saber procurar.

8. Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Meus personagens caminham juntos com suas histórias. Às vezes os crio com base em uma ideia pré-determinada. Outras vezes os vejo como uma pessoa, e a história acaba se moldando a eles. Já me inspirei em pessoas reais, incluindo eu mesma, para a construção de personagens, mas eles nunca ficam estáticos naquela ideia inicial, porque estão sempre evoluindo e amadurecendo com a trama.

9. Das suas obras, qual seu personagem favorito? Por quê?
Minha favorita é a Ângela, de Cinco Anos, porque ela viveu na cidade onde eu cresci, passou por experiências parecidas com as minhas, precisou superar vários obstáculos e lutar por suas conquistas. Ela tem muito de mim, mas também tem muita coisa que pertence exclusivamente a ela. É uma personagem de alma nobre, divertida, e também cheia de falhas. Ela e seu amado imperfeito se completam de uma forma linda e única.

10. Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?
Meu autor favorito é o Sidney Sheldon. Desde o primeiro livro dele, me vi presa à sua narrativa, aos enredos bem desenvolvidos e muitas vezes surpreendentes. Meu livro preferido dele é o "Se houver amanhã". Também amei o livro "Jane Eyre", de Charlotte Bronte, e o "Final de Verão", da Danielle Steel. Dos autores contemporâneos, destaco Emily Giffin, e o seu "Laços Inseparáveis", Cecelia Ahern, com o inesquecível "P.S. Eu te amo", Rachel Gibson, com o "Sem clima para o amor", Nicholas Sparks, com "Porto Seguro" e "Uma longa jornada", entre outros; Nora Roberts, com o quarteto de noivas, e qualquer um da Sophie Kinsella. Dos livros teen, destaco "A culpa é das estrelas", de John Green, "Métrica", da autora Coleen Hover, "Se eu ficar", de Galyle Forman, e "Um ano bom", da autora nacional Ana Faria. Os quatro são lindos. Minhas obras nacionais preferidas são: "Uma herança de amor - quando o fim pode ser o começo", de Lycia Barros, "Quero ser Beth Levitt", de Samanta Holtz, "Primavera de cores" , de Adriana Brazil, "Procura-se um marido", de Carina Rissi, "Simplesmente Ana", de Marina Carvalho, "A dama do Coliseu", de Gabriela Maya, "A página Certa", de Laplace Cavalcanti, "A missão de Anabel", de Shirley Ramos, "Simplesmente Ame", de Joice Lourenço, "Herdeiros do trono" , de Elysanna Louzada, "Sagrados", de Anaté Merger, o já citado "Um ano bom, de Ana Faria", e "A cruz de Zeta", de Fátima Venceslau. Desculpe a resposta longa, mas é impossível citar poucos livros e autores. Tudo o que eu leio me influencia de alguma forma. Os livros citados, e muitos outros, me fizeram refletir, me emocionaram, divertiram, e me ensinaram muitas coisas. Bons autores sempre me influenciam, mas ao mesmo tempo eu tenho meu próprio estilo.

11. O que mais lhe chama a atenção em suas obras?
São as dificuldades que imponho a meus personagens. Nenhum deles tem a vida fácil, há sempre algum drama profundo a ser descoberto e barreiras a serem transpostas. Eles são bastante reais, cheios de defeitos e qualidades que os aproximam dos leitores. Gosto de escrever histórias com momentos incríveis, e ao mesmo tempo bem realistas. O tipo de histórias que fazem os leitores imaginarem que algo parecido poderia acontecer com eles.

12. Qual Livro recomendaria aos seus Leitores?
Recomendo todos os livros citados na entrevista, e recomendo todas as minhas obras - a começar pelo Cinco Anos, que é uma história linda de amor, superação, perdas, e destino. Também recomendo meus contos, destacando que tenho dois que são gratuitos para ler/baixar. Todos passam boas mensagens e tem finais bonitos.



Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?




Obrigada por todo o carinho e receptividade de vocês. Cada foto, recado, ou impressão sobre meus trabalhos me deixa muito feliz e motivada a continuar escrevendo. Tenho me esforçado para criar histórias lindas porque vocês merecem o melhor. Continuem me acompanhando que tenho muitas surpresas para vocês, e nunca desistam dos seus sonhos, sejam eles quais forem!






 Cristiane Broca, obrigada pelo carinho e atenção que teve com a gente. Além de ser uma pessoa super fofa.

E você, que quer saber mais sobre a autora e seus livros, acessem suas redes sociais e mais seu Site pelos links:

Para adquirir os seus exemplares dos livros da Cristiane, você pode comprar pelo Site (link acima) ou enviando o seu pedido para cristianebroca@gmail.com.

Bom leitores, estamos finalizando esse mega - Conversando com o autor - espero que estejam gostando das entrevistas e não deixem de conferir as outras que já foram postadas e de deixar seu comentário aqui no post.

 Semana que vem tem mais. A nossa entrevistada da próxima quinta-feira é a queria Letícia Vilela.

Estão ansiosos ? Eu estou!

Beijos da Bella para todos e continuem acompanhando o blog.

Um comentário :

  1. Querida Bella, amei a entrevista. Muito obrigada pelo carinho e também pelo interesse nas minhas obras. Estou muito feliz em tê-la com parceira e espero que se apaixone tanto por Cinco Anos quanto eu!
    Um grande beijo e ótimas leituras para você!

    ResponderExcluir