14 de maio de 2015

Conversando com o Autor - Luis Madureira

Bom dia, Boa Tarde e Boa Noite Leitores \o/

E ai como estão ? Espero que bem... *-*

Chegou o grande dia! Nosso primeiro post do Conversando com o autor. E como já havia adiantado para todos vocês, nosso primeiro bate papo é com o autor da série "AWARD", o querido Luis Madureira.
Chega de blá, blá, blá, por que se deixar falo muito e vamos ao que interessa.


Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.

 Sou brasileiro, nascido em São Paulo em janeiro de 1956, descendente de Italianos (por parte de mãe) e Portugueses (por parte de pai). Sou casado, tenho três filhos (um homem e duas mulheres) e três netos (um menino e duas meninas). Trabalhei 35 anos na indústria, a maior parte na indústria automobilística, e comecei a escrever em 2011, focando inicialmente em romances policiais, por gostar de ler livros desse gênero.


1.    Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?

A decisão de abandonar a indústria e tornar-me escritor foi tomada em 2010, mas acho que descobri que gostava de escrever há muitos anos, quando morei fora do país pela primeira vez por três anos e escrevia muitas cartas para parentes e amigos. Naquela época não havia e-mails, Whatsapp, etc. Rsrs

2.    Qual a sensação de escrever?

Para mim uma sensação muito agradável, pois gosto de criar. Aprecio todas as fases da criação de um livro, desde a invenção da estória, criação dos personagens, até a escrita propriamente dita. Não tenho muita paciência para fazer propaganda dos meus livros depois de pronta a edição. Meu negócio é mesmo “escrever”, mas acho que preciso mostrar mais o meu trabalho para ficar mais conhecido.

3.    Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?

Eu levo em torno de dois meses para escrever a primeira versão de um livro, desde a invenção do mesmo até ter o primeiro texto pronto. Mas depois de ter a primeira versão, eu costumo reler a estória várias vezes e fazer ajustes, o que me toma pelo menos mais um mês.

4.    Tem algum Ritual para escrever? Qual?

Não tenho rituais, mas prefiro escrever bem cedo pela manhã. Gosto de acordar cedo, por volta das 05h00 e ir para o computador escrever. Não me importo muito com barulho enquanto escrevo, mas me importo com interrupções, por isso prefiro escrever em horários em que as outras pessoas estão dormindo.

5.    Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?

Para o primeiro livro, o mais difícil foi encontrar uma editora confiável. Por ser novato na área literária, já sabia que dificilmente seria “adotado” por uma editora de primeira linha, que arcasse com todos os custos de edição do meu livro, por isso tive alguma dificuldade no início para encontrar uma boa editora, que cobrasse um preço justo e me oferecesse uma boa qualidade no produto final.

6.    Ainda hoje, encontra dificuldade em publicar seus livros?

Já conheço bastante do processo de edição, então tenho menos dificuldade em publicar os livros, mas agora que meu trabalho já é mais conhecido e bem conceituado, estou em busca de uma editora que arque com os custos de edição dos meus futuros livros.

7.    O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?

Acho que temos ótimos escritores em todas as épocas. Também estou convencido que os gostos dos leitores variam muito. Algumas pessoas amam livros que outras pessoas odeiam. Impossível agradar a todos. Tento agradar a maioria! Rsrs

8.    Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?

Meus personagens não são inspirados em pessoas reais puramente, mas em certas características de várias pessoas reais. Um único personagem pode, por exemplo, ter características de três pessoas que eu conheça ou que tenha ouvido falar, e mais alguma característica inventada por mim. Os fatos reais sempre nos dão inspiração para criar situações semelhantes e fictícias nas estórias.

9.    Das suas obras, qual seu personagem favorito? Por quê?

Tenho um carinho especial pela personagem Alva Ward, protagonista na estória do livro Joia Rara, por ter sido ela a primeira personagem criada por mim.

10.  Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?

Eu já li muitos livros e é difícil dizer quais os favoritos, pois gostei de muitíssimos deles. Gosto dos seguintes autores: Conan Doyle, Agatha Christie, Sidney Sheldon, Harlan Coben, Stieg Larsson, Dan Brown, J.J.Benitez, entre outros. Todos esses autores me influenciaram de alguma forma. Acho que meu estilo de escrita tem um pouquinho de cada um deles.


11. O que mais lhe chama a atenção em suas obras?

Gosto das obras desses autores por serem repletas de suspense, de forma a nos deixarem com vontade de continuar a leitura ao final de cada capítulo. Procuro usar isso em todos os meus livros e acho que consigo, pois esse é o comentário que mais recebo dos leitores. Já os livros de J.J.Benitez, gosto por serem intrigantes, com mensagens que nos fazem refletir.

12. Qual Livro recomendaria aos seus leitores?

Bem, acho que não ficaria bem recomendar um dos meus livros, rsrs, então recomendo a trilogia Millenium do autor sueco Stieg Larsson. O primeiro livro da trilogia (Os Homens que não amavam as mulheres) já virou filme nos Estados Unidos. A trilogia inteira já virou filme na Suécia. São ótimos.



Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?

A mensagem que eu gostaria de deixar é de que nunca parem de ler, pois não há maior fonte de conhecimento do que a leitura e não há melhor e mais barato lazer do que a leitura de um livro. Há quem diga que ler é chato, mas isso não é verdade. Se encontrar algum livro chato, mude para outro e mantenha o hábito da leitura. Ler é ótimo e prazeroso. Diria até que é um vício benéfico.






Bom galera, esse foi o nosso primeiro - Conversando com o autor -  e espero que estejam ansiosos para saber quem será o próximo autor.
Quero agradecer ao Luis Madureira pelo carinho e atenção que teve com o nosso blog.

E você, que quer saber mais sobre o autor, acesse http://maduluis.blogspot.com.br/. Para adquirir o seu exemplar dos livros da série "Award", encontrará disponivel nas livrarias Saraiva,Martins Fontes, Cia dos Livros e Editora AllPrint , caso queiram comprar diretamente com o autor, enviem o pedido para madu.luis@yahoo.com.br.

Convido a todos, que ainda não leram "Joia Rara" e "Amor e Ódio "  a conhecer esses maravilhosos livros. A resenha dos dois você encontra aqui http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/04/resenha-joia-rara.html e aqui http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/05/resenha-amor-e-odio.html .

Bom leitores, espero que tenham gostado. Semana que vem te mais - Conversando com o autor . 

Beijocas para todos e fiquem de olho.  
                                                         





0 Comments:

Postar um comentário